Quem sou eu

Minha foto
Professor, Advogado, Especialista em Direito Constitucional pela Escola Paulista de Direito, Pós Graduado em Direito Constitucional e Administrativo, sócio fundador da Peres e Almeida Advogados Associados, sócio fundador da Bait Iehuda Condomínios, Membro do GEA - Grupo de Estudos Avançados do Complexo Jurídico Damásio de Jesus, fundador e Conselheiro Vitalício do IPAM - Instituto Paulista dos Advogados Maçons

terça-feira, 16 de novembro de 2010

" Ela acreditava em anjo, e porque acreditava, eles existiam"

Clarice tem origem judaica, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. A família de Clarice sofreu a perseguição aos  judeus, durante a Guerra Civil Russa de 1918-1921. Seu nascimento ocorreu em Chechelnyk, enquanto percorriam várias aldeias da Ucrânia, antes da viagem de emigração ao continente americano. Chegou no Brasil quando tinha dois meses de idade.

A família chegou a Maceió em março de 1922, sendo recebida por Zaina, irmã de Mania, e seu marido e primo José Rabin. Por iniciativa de seu pai, à exceção de Tania – irmã, todos mudaram de nome: o pai passou a se chamar Pedro; Mania, Marieta; Leia – irmã, Elisa; e Haia, Clarice. Pedro passou a trabalhar com Rabin, já um próspero comerciante.

Clarice Lispector começou a escrever logo que aprendeu a ler, na cidade do Recife, onde passou parte da infância. Falava vários idiomas, entre eles o francês e inglês. Cresceu ouvindo no âmbito domiciliar o idioma materno, o iidiche.

Foi hospitalizada pouco tempo depois da publicação do romance A Hora da Estrela com câncer inoperável no ovário, diagnóstico talvez desconhecido por ela. Faleceu no dia 09 de dezembro de 1977, um dia antes de seu 57° aniversário. Foi inumada no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro. 

Clarice é autora de inúmeras frases e pensamentos hoje repetidos em diversos momentos e ocasiões, sem que seus pronunciadores muitas vezes saibam a origem, como:

"Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar."

"Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito"

"E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar."

" Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós"

e talvez a mais conhecida, inclusa em seu livro " A Hora da Estrela ", frase que apenas quem leu esta obra, consegue sentir o significado em sua plenitude:

" ela acreditava em anjo, e porque acreditava, eles existiam"

Clarice é considerada por muitos europeus e especialistas em literatura como equivalente a Franz Kafta na literatura latino americana. Fato afirmado em jornais como o " The New York Times ". Sua obra " A Hora da Estrela " é tema de estudos e comparações científicas com a obra " A Metamorfose " de Franz Kafka.

Assista ao curta metragem abaixo, com Wagner Moura e Regina Casé e conheça um pouco sobre Macabéa, a personagem principal desta obra.

Iehuda Henrique Peres

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário